Eis o Lamborghini SC20! A marca italiana finalmente revelou o supercarro misterioso que vinha testando dentro e fora das pistas por meses. Ele será um exemplar único, posicionado bem nos limites entre um carro de rua e um de corrida.
Desenvolvido pela Squadra Corse, a divisão de veículos de corrida da Lamborghini, o SC20 foi criado a pedido de um cliente que estava envolvido em todo o processo de design de seu carro. O objetivo do projeto era transferir o que foi aprendido na pista para um carro autorizado a rodar em vias públicas e que estivesse dentro da linguagem de design atual da empresa – sem copiar um modelo existente.
Eis o Lamborghini SC20! A marca italiana finalmente revelou o supercarro misterioso que vinha testando dentro e fora das pistas por meses. Ele será um exemplar único, posicionado bem nos limites entre um carro de rua e um de corrida. As informações são dos nossos parceiros do portal Autología.
Desenvolvido pela Squadra Corse, a divisão de veículos de corrida da Lamborghini, o SC20 foi criado a pedido de um cliente que estava envolvido em todo o processo de design de seu carro. O objetivo do projeto era transferir o que foi aprendido na pista para um carro autorizado a rodar em vias públicas e que estivesse dentro da linguagem de design atual da empresa – sem copiar um modelo existente.
Lamborghini SC20 teve inspirações
Mitja Borkert, diretora do departamento de design da empresa, citou como exemplos de carros de inspiração o Diablo VT Roadster; Aventador J; Veneno Roadster e até mesmo o Concept S.
Visualmente, a frente do SC20 é menos angular que de um Aventador, mas é muito reconhecível como um Lamborghini. Já as aberturas foram modeladas como as do Huracán Evo GT3. As luzes traseiras, por sua vez, são uma reminiscência das do Sián.
![Lamborghini SC20 2021 Lado](https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2020/12/23130829/Lamborghini-SC20-2021-lado.jpg)
Além disso, lá atrás o carro tem aspecto ainda mais agressivo, com spoiler de três posições, difusor e respiros que permitem a saída de ar quente do compartimento do motor – posicionado no centro do carro, assim como acontece no Aventador, carro no qual se baseia.
O SC20 ainda é caracterizada por não ter para-brisa, o que o diferencia ainda mais de um roadster tradicional – mas vale lembrar que existem leis a respeito de carros sem o vidro frontal.
Por dentro
No interior, o Lamborghini SC20 tem estofamento de Alcantara e fibra de carbono ao redor do painel de instrumentos – 100% digital -, com o mesmo material no console e nos painéis das portas. Até os bancos que têm formato de concha são de fibra de carbono. Já as maçanetas das portas são feitas de alumínio. Tudo é leve.
O console central, a propósito, abriga uma tela sensível ao toque que oferece o mesmo software de info-entretenimento do Huracán Evo.
![Lamborghini SC20 2021](https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2020/12/23130918/Lamborghini-SC20-2021-interior.jpg)
E o motor?
Embora o substituto do Aventador deva ser híbrido, o Lamborghini SC20 manteve o motor V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado, mas com 770 cv e 73,4 kgf.m de torque, combinado a uma caixa de transmissão automática de sete marchas.
Apesar de não existirem dados oficiais de aceleração, é seguro considerar que todos os truques para reduzir o peso do carro podem fazer com que ele acelere de 0 a 100 km/h em menos de três segundos.
A Lamborghini, obviamente, não revelará a identidade do comprador e nem para qual país o SC20 será enviado. Mas garantiu que o carro foi legalmente registrado para rodar nas ruas e que, por isso, ele não será visto apenas dentro de circuitos. Isso significa que nos próximos anos talvez possamos descobrir onde o superesportivo irá ficar se ele for flagrado por aí…
![Lamborghini SC20 2021](https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2020/12/23131036/Lamborghini-SC20-2021-traseira.jpg)