Estatueta símbolo dos carros de luxo da marca inglesa foi registrada como propriedade intelectual em fevereiro de 1911
Fundada em 1904, a Rolls-Royce é conhecida pelo luxo e sofisticação de seus carros. Além de todo o capricho empregado na fabricação artesanal, a marca inglesa também é reconhecida pelo Espírito do Êxtase, a estatueta que ornamenta os seus modelos há 110 anos. O ornamento foi registrado como propriedade intelectual no dia 6 de fevereiro de 1911.

A estatueta nasceu após o então diretor de criação da Rolls-Royce, Claude Johnson, reparar que alguns clientes da marca colocaram seus próprios enfeites no capô de seus carros. A tendência começou com o editor da revista The Car Illustrated, John Walter (também conhecido como Lord Montagu), que fixou uma estatueta especial em seu Rolls-Royce Silver Ghost.
Johnson teve a ideia de encomendar uma peça ao escultor Charles Robinson Sykes, o autor do enfeite do carro de Lord Montagu. A sugestão inicial era uma arte inspirada na deusa Nice, mas Sykes entregou uma peça baseada na escultura “The Whisper”, feita para o carro de Lord Montagu.

Versão iluminada da Espirito do Êxtase foi banida na União Europeia
No ano passado, a versão luminosa do Espírito do Êxtase foi banida da União Europeia devido às novas regras de trânsito. A resolução proíbe itens de iluminação no capô dos carros vendidos na região, o que afetou diretamente a oferta da estatueta aos clientes.

O Espírito do Êxtase luminoso é oferecido pela Rolls-Royce desde 2016. No Reino Unido, o opcional custa 3.500 libras (equivalente a R$ 25.800 na cotação atual).
Fonte: Web Motors