Audi R8 (V8 e V10): história, motor, desempenho e detalhes

O Audi R8 surgiu 27 anos atrás, num belo conceito de alumínio e dotado de um motor W12, que fora apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Tóquio em 1991. Isso foi muito tempo antes de compartilhar motores e plataformas com os modelos da Lamborghini, ou ser estrela de franquias de filmes famosos, seriados e até mesmo músicas.

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Audi Avus Quattro

Numa época em que ainda não existia a linha RS dentro da gama Audi, o mundo clamava por um novo bólido, para enfrentar seus concorrentes germânicos, como a BMW com os M, e a Mercedes-Benz, que engatinhava com seus AMG.

Em 1991, a Audi, já tinha um nome de peso no quesito luxo e sofisticação. A marca conseguira se consolidar como fabricante Premium, com modelos como 100/200 e o V8 – este sucessor do atual e caríssimo Audi A8.

Mas ainda assim, a marca que anos antes já tinha conseguido vencer por várias vezes os famosos flechas de prata da Mercedes, não tinha um verdadeiro esportivo para relembrar os bons e velhos tempos.

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Foi assim que no Salão do Automóvel de Tóquio em 1991, a Audi mostrou o que havia de mais moderno e tecnológico dentro da marca. Nascia então o antecessor do Audi R8, o Audi Avus Quattro, um conceito de um super carro.

Ele vinha com carroceria e chassi inteiramente de alumínio, tração integral Quattro – que fora se popularizar anos depois em praticamente toda a linha Audi – e um motor W12 instalado em posição central-traseira, exatamente igual os modelos da Auto Union Type C, que venceram por diversas vezes os famosos Flecha de Prata da Mercedes em 1930, batendo velocidades superiores a 350 km/h.

A outra parte do nome, “Avus” – vinha do lendário circuito em Berlim, onde os Flechas de Prata e os Audi, disputavam corridas em pistas com inclinações de 43º graus, a mais de 300 km/h.

 

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Foi nesse conceito, que a Volkswagen, dona da Audi, apresentaria seu primeiro propulsor W12, que tinha seis cilindros, cinco válvulas por cilindro e 510 cavalos de potência.

A promessa do bólido era ir de 0 a 100km/h em três segundos e atingir a máxima dos 339 km/h. Mas como nem tudo são flores, houve uma grande decepção do público do Salão, ao descobrir que o motor do conceito era feito de madeira, sendo apenas e tão somente uma réplica em tamanho real.

Mas a ideia foi levada adiante, mas a Volkswagen precisou de mais de uma década para poder aperfeiçoar e lançar o motor W12. O motor W12 já fora usado nas versões mais potentes do Audi A8, modelos da Bentley, e até em alguns modelos Volkswagen.

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Audi Rosemeyer Concept

Dez anos depois da apresentação do que podemos chamar de antecessor espiritual do Audi R8, o Audi Avus Quattro, a marca apresentava o Rosemeyer Supersportwagen Concept, um carro conceito insano, que ostentava um enorme motor W16 com mais de 700 cavalos, também montado em posição central-traseira, como no Avus.

Mesmo não tendo sido produzido, suas linhas gerais e o motor seriam revistos e apresentados anos depois, mais precisamente em 2006, quando a Bugatti, marca do Grupo Volkswagen, apresenta o Bugatti Veyron oficial de produção.

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Audi Le Mans Quattro

Doze anos após a primeira aparição do bólido Audi Avus Quattro, a Audi apresenta no Salão do Automóvel de Frankfurt um novo carro conceito, o Audi Le Mans Quattro.

Um belo cupê de dois lugares, motor central-traseiro, mas agora um V12, embora a Volkswagen já utilizasse e tivesse aperfeiçoado o enorme W12, ela preferiu equipar tanto o conceito, quanto os modelos de produção com os V12 ou V10 da Lamborghini.

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A enorme grade trapezoidal, estava acompanhada de faróis de LED, e muito cromo. A carroceria, assim como seus antecessores, era feita de alumínio, o que permitia o modelo ser bem leve, cerca de 1530 quilos.

Um design dinâmico e aerodinâmico garantia personalidade ao novo modelo. Anos antes do modelo ganhar os palcos do Salão de Frankfurt, um conceito anterior chamado de Audi R8 Race Car, foi campeão das 24 horas de Le Mans por 3 vezes seguidas.

Daí o nome do conceito, uma homenagem do carro ganhador de prêmios. O modelo ainda apareceria em jogos da franquia Need For Speed, e Gran Turismo.

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Audi R8

E depois de dezesseis anos da primeira aparição do Audi Avus Quattro e quatro anos depois da apresentação do Audi Le Mans Quattro, o mundo finalmente conhecia o Audi R8.

Suas linhas gerais eram muito fieis ao do modelo apresentado quatro anos antes, a grade em forma de trapézio estava lá assim como os faróis de LED. O motor e a plataforma vieram do Lamborghini Gallardo, um V8 de 4.2 litros, 32 válvulas – quatro por cilindro e 420 cavalos, o novo Audi R8 alcançava a máxima de 301 km/h.

Seguindo a mesma estrutura do modelo que tanto lhe dava a base, quanto dos conceitos anteriores, o Audi R8 vinha com o motor montado em posição central-traseira, e com a transmissão montada atrás do eixo traseiro, e um eixo avançando pelo poço do motor para alimentar o eixo dianteiro.

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O design do modelo final sofreu poucas alterações para que o Audi R8 ganhasse as ruas.

Uma das diferenças que são facilmente perceptíveis, são as substituições das luzes dianteiras de LED de alta tecnologia utilizadas pelo carro conceito pelas luzes mais convencionais dos projetores H6 e Xenon, embora o desenho geral dos faróis permaneça praticamente inalterado.

Outras alterações foram aplicadas a grade dianteira do Audi R8, que teve a quantidade de barras horizontais, diminuída. O capô é menor, e mais prático do que a versão do conceito.

Na traseira do carro, a mudança mais evidente é a substituição dos dois escapes duplos de tamanho médio por tubos de escape redondos duplos, sendo dois de cada lado. O porta placa também foi sutilmente remodelado, e ficou diferente do carro conceito.

Na lateral do Audi R8 de 2007, o modelo conta com uma peça que pode ser de fibra de carbono, o que ajuda a reduzir o peso total do carro, e entrega um visual marcante, que se estende até hoje – que fora apenas atualizado e já não contorna a mesma área do modelo de 2007, sendo apenas uma fenda da cor do veículo para simular uma entrada de ar lateral.

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No quesito motorização, o Audi R8 usa a mesma base da Lamborghini como já descrito acima, e seus motores, como um inicial V8 de 4.2 litros de injeção direta oferece 420 cavalos de potência a 7800 rpm e 43,83 kgfm de torque.

Sua suspensão integral Quattro, equilibra de forma exemplar a distribuição de pesos do veículo.

No Salão do Automóvel de Detroit de 2008, a Audi apresentava um novo motor V12 com 630 cavalos. Ainda no mesmo ano, ela apresenta um motor V10 de 5.2 litros e 40 válvulas de origem Lamborghini, que oferece 525 cavalos, a 8000 rpm, e torque de 54,1 kgfm.

Na versão Audi R8 Plus, o motor 5.2 V10, alcança 610 cavalos a 8250 rpm, e torque de 57,1 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h com motor V8 de 4.2 litro é feita em 4,6 segundos, com velocidade máxima de 301 km/h.

A versão com motorização V10 de 5.2 litros, leva o carro a máxima de 316 km/h e 330 km/h na versão V10 Plus.

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Audi R8 Spyder

Foi somente em 2011, que a Audi apresentou a versão sem teto do Audi R8.

Chamada de R8 Spyder, ela seguia a mesma linha de motores da versão cupê, com o 4.2 V8 de 420 cavalos e o 5.2 V10 de 525 cavalos. O modelo foi um dos personagens principais do filme distribuído pela Marvel, Homem de Ferro 2, mas seu papel não passou desapercebido, tanto é que o carro teve papel importante em toda a trilogia de Homem de Ferro, acompanhando Robert Downey Jr., na pele do multibilionário Tony Stark.

O Audi R8 Spyder também tinha muitas características únicas na carroceria, em relação a versão fechada.

A começar pela cobertura de padrão de losango nas entradas e saídas de ar, spoiler de alumínio contínuo, teto de vidro com duas grandes seções transparentes, compartimento de motor envidraçado atrás dos assentos, duto especiais no meio do teto para resfriamento do motor V12 maior, revestimento opcional de fibra de carbono do cofre do motor, faróis de LED, volante estofado em couro, aplicação de alumínio no console central, pinças de freio maiores e discos de freio de cerâmica reforçados com fibra de carbono ventilada.

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Audi R8 e-tron

Baseado no conceito apresentado em 2009, o Audi R8 e-tron, utilizava 4 motores elétricos com 317 cavalos – cerca de 233 kw – e 45 kgfm de torque.

A bateria de íon de lítio de 42,4 kWh, refrigerada a líquido, garantia ao modelo uma autonomia de cerca de 248 km com uma recarga. Esses 4 motores, garantiam que o modelo fizesse de 0a 100km/h em apenas 4.8 segundos.

A carga completa da bateria do R8 e-tron, utilizava uma tomada de 230 volts, e ficava com carga completa após 8 horas. Caso houvesse necessidade de ter a carga completa em menos tempo, era necessário utilizar uma tomada de 400 volts, que dava a bateria de íon de lítio, uma carga completa em apenas duas horas e meia.

Os freios são do tipo regenerativos, que transformam cada frenagem em energia para carregar a bateria.

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Diferentemente do conceito apresentado em 2009, o Audi R8 e-tron, de produção lançado apenas 6 anos depois, tinha uma bateria de íon de lítio em forma de T, colocada no túnel central posicionada atrás dos passageiros.

No caso do e-tron, ele é equipado apenas com tração traseira e poderá percorrer 280 quilômetros com apenas carga elétrica. Os motores elétricos montados na traseira produzem 456 cavalos de potência e 93.9 kgfm de torque, todos canalizados através de uma transmissão de velocidade única.

Mesmo tendo um motor elétrico, e uma proposta mais “verde” o R8 e-tron, mostrou-se infelizmente um fracasso de vendas, uma vez que ele, desde seu lançamento conseguiu vender apenas e tão somente 100 unidades.

Provando que ainda não estamos prontos para adotar carros superesportivos com motores elétricos.

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Versões do Audi R8

Inicialmente vendido com motores 4.2 V8 e 5.2 V10, o Audi R8 ao longo dos anos foi ganhando novas versões com novos motores.

Além de tecnologias inéditas para o segmento de superesportivos. Tais versões como o Audi R8 GT (2010-2013), era uma versão de alto desempenho com produção limitada a 333 unidades no mundo, o modelo contava com um motor 5.2 FSI com potência elevada para 560 cavalos.

Com essa nova potência, o Audi R8 GT alcançava a máxima de 320 km/h e fazia o 0a100km/h em 3,6 segundos, segundo a Audi.

O modelo foi lançado em 2012 a valores iniciais de US$ 239 mil dólares, isso sem contar a taxa de entrega do modelo que somava cerca de US$ 1,250 dólares. Ainda em 2012, o modelo recebia seu primeiro facelift, que trazia um design revisto para a carroceria, faróis, lanternas e interior.

Como uso de LED em todas as versões, console central e a alavanca do freio de mão agora são revestidos de couro, com bordas costuradas. Nos modelos V10, a moldagem em torno do sistema de navegação padrão plus é também revestida a couro.

Tanto o Audi R8 V10 e o Audi R8 V10 Plus vêm com o sistema de navegação Plus e o Sistema de Som Bang & Olufsen como padrão. Os amortecedores da versão V10, é do tipo adaptativo e opcional para as variantes com motor V8.

Os novos amortecedores, oferecem um modo normal e um modo esportivo de condução.

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Audi R8 LMX

Apresentado nas 24 horas de LE Mans de 2014, o Audi R8 LMX é uma versão limitada a 99 unidades do modelo equipado com o V10 5.2 litros que ganhou potência revista para 570 cavalos, junto com uma nova transmissão automatizada de 7 velocidades – famoso S-Tronic.

Dotado de novas rodas de 19 polegadas e discos de freio de cerâmica de fibra de carbono, saída de escape esportiva, e um belo tom de azul, compõe o visual externo do Audi R8 LMX.

O modelo também foi o primeiro a sair com os novos faróis em Laser, que prometiam serem mais eficientes que os de LED e durarem mais tempo. No interior, o modelo contava com bancos rebatíveis estofados em couro Nappa, com padrão de diamante Sepang Blue, capa do encosto em Ara Blue, costura Sepang Azul no painel central e alavanca de freio.

O modelo foi posto a venda por cerca de € 210.000 euros.

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Audi R8 no cinema, séries e músicas

Além de ser o queridinho dos famosos e dos amantes de superesportivos, o Audi R8 era figurinha fácil nos sets de filmagem de filmes, séries e foi tema até de uma música – de Neto Teixeira.

Como já dito, o modelo foi personagem principal – para um carro – nos filmes da franquia do Homem de Ferro Disney/Marvel, além de protagonizar seu primeiro vilão, na saga Transformers, como o Decepticon Sideways.

Apareceu também na saga do agente Jason Bourne, na série do assassino em série mais famoso – Dexter – algumas pontas em seriados como The Mentalist (2008/2015) e Hawaii Five-0, (2010/2018).

Aparece também em vários episódios do consagrado Top Gear, no filme Uma Professora sem Classe com Cameron Diaz de 2011. Também aparece no reboot de RoboCop de 2014. No clipe da banda Tokio Hotel – World Behind My Wall, 2011 – também na série The Blacklist (2013/2018).

E para finalizar sua grande lista de participações em filmes, séries e músicas, o modelo aparece na saga de 50 tons de Cinza, como carro principal de Christian Grey, no filme Need For Speed de 2014, e no recente Homem Aranha de Volta ao Lar de 2017.

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Audi R8 – 2ª geração

A segunda geração do Audi R8 apresentada em 2015, trouxe diversas mudanças em relação sua primeira geração.

Agora, o motor V10 5.2 é oferecido em duas versões de potência, que vão de 540 a 610 cavalos, onde na versão mais potente, o novo R8 pode chegar a 332 km/h e fazer de 0a100 em 3,2 segundos. A transmissão é a automatizada de 7 velocidades S Tronic.

O modelo ficou também 50 quilos mais leve do que sua geração anterior, com 1.454 quilos agora, graças a mistura de alumínio e plástico, e reforçado com fibra de carbono na composição da carroceria. Os sistemas de condução, ganharam a nova versão Performance, que deixa o motorista adaptar a condução de acordo com o atrito dos pneus com a pista.

No interior, um novo painel de instrumentos digital, sinalizadores dinâmicos traseiros e faróis de LED para todas as versões do modelo. Mesmo com esta segunda geração, pouco se sabe se o modelo terá uma terceira geração, uma vez que seus concorrentes já apostam em outras motorizações, dentre elas versões hibridas e totalmente elétricas, oque deixa o brilho do R8, um pouco mais ofuscado.

Existe a possibilidade de num futuro não tão distante, a marca usar um motor menor para suas versões de entrada, um V6 bi turbo que já equipa a Audi RS4 Avant e o RS5. Mesmo com 3 anos desde a segunda geração, fica a dúvida no ar, será que veremos um novo bólido da Audi digno de usar o sobrenome Quattro?

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Fonte:Noticias automotivas

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