Audi lança série especial R8 GT com V10 de 602 cv

Apenas 333 unidades serão produzidas. Além de 40 cv a mais que a versão “normal”, versão tem outros atrativos exclusivos

 

Audi lançou, na Alemanha, uma série especial do cupê esportivo R8. Batizada de R8 GT, terá apenas 333 unidades produzidas – o que, por si só, já garante uma boa exclusividade.

Mas, além disso, o novo R8 GT tem muitos quitutes exclusivos. Para começar, a potência do motor de dez cilindros em V com 5.2 litros foi elevada em 40 cv, e nesta versão chega a 602 cv.

Audi R8 Gt 2
A série especial GT do R8 surge com produção limitada a 333 unidades e algumas exclusividades
Crédito: Divulgação
toggle button

Já o câmbio é automatizado com sete marchas e dupla embreagem, também exclusivo desta série especial. Segundo a Audi, troca as marchas mais rapidamente do que na versão “normal” Quattro.

O torque é de 53,4 kgf.m. Com estas especificações, o GT vai de zero a 100 km/h em 3.4 segundos e chega à velocidade máxima de incríveis 318 km/h.

Audi R8 Gt 3
O kit aerodinâmico do carro incui spoiler dianteiro, saias laterais, aerofôlio e difusor de ar traseiro
Crédito: Divulgação

Achou muito? Pois saiba que este carro não é para amadores: a tração é somente traseira, e não nas quatro rodas, como na versão “normal” Quattro. Haja braço!

A Audi também botou no carro o chamado modo de condução Torque Rear, que permite ao motorista escolher o nível de interferência do controle de tração – são sete ajustes, com mais ou menos escorregamento, ao gosto do freguês!

Audi R8 Gt 6
Taí o motorzão do bicho: 10 cilindros em V com 5.2 litros e 602 cv de diversão somente nas rodas
toggle button
O desempenho do R8 GT é ajudado por seu baixo peso: são apenas 1.569 quilos, ou quase 20 quilos a menos que a versão “normal”.

A redução no peso foi obtida com a a adoção de rodas forjadas com aros de 20 polegadas e freios com discos de carbono e cerâmica como item de série. Bancos do tipo concha e barra anti-rolagem dianteira feitos de carbono reforçado com fibra também entraram nessa conta.

Audi R8 Gt 4
Assim como outros componentes, os bancos tipo concha foram feitos em fibra de carbono para reduzir o peso do esportivo
Crédito: Divulgação
toggle button

Por fora, o GT exibe emblemas na cor preta, um kit aerodinâmico de carbono – spoiler dianteiro, saias laterais, aerofólio e difusor traseiro. Já o interior tem elementos nas cores preta e vermelha, em uma espécie de “tributo” ao GT original.

A cereja do bolo aparece no console central da cabine: a numeração do carro, com inscrição feita em fibra de carbono no entorno do seletor de marchas.

Audi R8 Gt 7
Ali em cima, ao lado do seletor do câmbio, aparece discretamente a numeração de cada unidade
Crédito: Divulgação
toggle button

 

O segundo R8 GT

Esta não é a primeira edição especial do R8 batizada de GT. Lá em 2010 a marca mostrou no Salão de Paris um R8 GT também com mais potência e com produção limitada. O novo R8 GT segue a mesma fórmula.

Esta série especial pode ser o último suspiro de exclusividade da linha R8 como a conhecemos. Alguns rumores dão conta de que a próxima geração do carro já vira com alguma eletrificação – parcial ou total – e outros apontam até para a aposentadoria do esportivo.

Afinal de contas, o chefe de vendas e marketing da Audi, Hildegard Wortmann, já declarou que “os ícones do passado não são, necessariamente, os ícones do futuro”.

FonteWeb Motors

ÚLTIMOS EVENTOS

ACESSAR

NOSSO ESTOQUE

ACESSAR

CARROS QUE JÁ
PASSARAM POR AQUI

ACESSAR
Contato via Whatsapp